'Human' do OneRepublic é pop bem estruturado, mas superficial ao explorar sua temática

Após diversos adiamentos, Human é claramente um álbum prejudicado pela pandemia e pela falta de criatividade ao falar sobre o que nos faz humanos

OneRepublic em Human | Divulgação

Os fãs do OneRepublic finalmente tiveram seu momento de glória nessa última sexta-feira (27). Depois de seis anos de 'Oh My My' seu último álbum e mais de dois anos de adiamento (um em 2019 por problemas de cronograma e outros dois em 2020 por conta da pandemia e de novas alterações nas músicas e tracklist), a banda retornou para seu quinto álbum, entitulado de 'Human'. A proposta era entregar uma visão da banda sobre o que nos faz humanos e algumas de nossas necessidades e desejos enquanto em vida. 

Human | Mosley Music

Logo de cara, é perceptível que o álbum sofreu bastante com a pandemia do covid-19, positivamente e negativamente. Faixas como 'Better Days' (que trás uma mensagem otimista sobre toda a pandemia e lockdown) e 'Run', não estavam nos planos iniciais e não estariam aqui se não fossem pelos adiamentos. Assim como 'West Coast', faixa que teve sua versão antiga reescrita e vendida para o U2 em 2017 e está sendo reformulada desde 2016, foi deixada de lado mais uma vez aqui. Temos também 'Someday', que é totalmente diferente da versão que Ryan Tedder apresentou ano passado em uma de suas lives no Instagram, menos eletrônica e com o ar mais folk-pop, familiar de 'Native'.

Someday (Official Music Video) | Mosley Music

Apesar disso, Human está longe de ser uma bagunça completa. Pelo contrário, é tão sólido quanto outros projetos anteriores da banda, com a produção perfeccionista de Ryan e Tyler Spry, que entregam grandes músicas pop cheias de intensidade. Com ótimos momentos orquestrais já famosos de Brent Kutzle (como a belíssima 'Ships + Tides', que finaliza o álbum), ótimas linhas de baixo, pianos e sintetizadores que controem desde momentos mais melancólicos como 'Take It Out On Me' e 'Wild Life', até outros mais calorosos e vívidos como 'Take Care Of You' e 'Distance'.

Ships + Tides | Mosley Music

O problema acontece no contexto de sua proposta. De fato, temos músicas que exploram temas como: viver a vida intensamente ('Wild Life', 'Run'), relacionamentos e suas dualidades, a necessidade de conexões reais e amizades verdadeiras e até todo um questionamento existencial para Deus. Porém, além de algumas músicas retratarem literalmente as mesmas coisas - como 'Somebody To Love' e 'Didn't I' que retratam a reflexão após um relacionamento que não deu certo e exploram o tema de forma quase semelhante - Tedder perde a grande oportunidade de fazer algo muito mais com todo esse contexto sobre o que de fato é ser e nos faz humanos. E devido a rapidez de certas músicas, parece que todos esses temas passam com uma superficialidade não intencional, não dando tempo sequer de contar mais sobre. Ao invés disso, repetições de refrão e de algumas partes das músicas acontecem frequentemente, como se não houvesse mais nada a dizer. Tedder parece escrever e cantar com muita sinceridade, como sempre. Mas se sabota em todas essas questões, ao mesmo tempo. Quase todos os singles não batem três minutos de duração e claro que isso poderia ser apenas uma decisão criativa, mas mesmo assim parece faltar algo.

Inclusive, por conta de toda a demora para lançar Human, que já estava tecnicamente pronto, a banda continuou a produzir em seu período de lockdown e agora já tem mais um álbum para lançar no ano que vem, o que intensifica ainda mais a ideia de que o lançamento de Human parece mais um comprimento de tabela. "É isso, lançamos finalmente. Agora bora pro próximo.". Uma sensação esquecível para um álbum que não tem esse sentimento. 

Distance | Mosley Music

Para alguém que escuta a primeira vez sem ter escutado nada do álbum antes, provavelmente esse pode ser um dos melhores lançamentos pop do ano. Mas pros fãs que acompanharam desde que 'Rescue Me' foi anunciada como primeiro single lá em 2019 e escutaram mais os outro sete que vieram depois e prévias de quase todas as músicas nas lives em que Ryan fez, Human não é mais tão surpreendente assim. Aquela incrível experiência de ouvir algo pela primeira vez é quase nula, porque já sabíamos o que nos aguardava. Quero dizer, o que uma música do Kygo, que já tinha sido lançada no álbum dele, está fazendo aqui? 

Lose Somebody | Kygo, OneRepublic

Embora todas essas questões, não estou totalmente decepcionado com 'Human'. Repetindo, é mais um álbum sólido de uma banda extremamente competente e possui ótimas músicas, ótimas temáticas e uma ótima composição (mesmo que mais básica e repetitiva se comparada as composições incríveis que Ryan Tedder sabe escrever). Mas que sofreu com o tempo de espera e expectativa, tanto do OneRepublic ao querer entregar o seu álbum logo e continuar a fazer música, quanto dos fãs, que esperavam algo tão intenso e vasto como a banda já provou saber fazer. Talvez quando o álbum do ano que vem vier, me sentirei inteiro quanto a esse. 

Run (Official Music Video) | Mosley Music

Postar um comentário

0 Comentários