5 Seconds Of Summer: A evolução e personificação da geração dos anos 2000, somos o sangue jovem


Por: Tati Teixeira


Grito para o velho eu , e tudo o que você me mostrou, que bom que você não ouviu quando o mundo estava tentando me atrasar , ninguém poderia me controlar.  Esse é o 5 Seconds of Summer, eles não deixaram o mundo atrasar eles, nunca deixaram de ser si mesmos e nós também agradecemos por eles terem aprendido e evoluído com o velho eu, pois a banda tem se refeito perfeitamente a cada ano que passa, mostrando que a música é feita de aprendizados.

Uma dica: Leia essa matéria dando play nos vídeos para aproveitar ao máximo e ver a evolução. 



Destaque desde muito jovens, Calum, Luke e Michael resolveram montar uma banda em 2011, cheios de sonhos e prontos para um futuro incerto,  decidiram gravar covers para o Youtube , assim surgiu o 5SOS, que desde o inicio mostrou que não eram só mais alguns rostinhos bonitinhos, apesar de também serem, cheios de talento chamaram rapidamente a atenção de jovens ao redor do mundo inteiro. Eles eram a personificação da geração 2000.




Com uma fãbase impressionante, dedicada e cheia de admiração, somado ao carisma e habilidades musicais de cada um dos membros, o 5SOS logo despertou os olhares de grandes artistas da mídia, mas foi Louis Tomlinson e Niall Horan que deram um empurrãozinho na carreira dos meninos. Ao ouvirem seus covers os garotos do One Direction logo quiseram apresentar o trio ao mundo, então, postaram sobre eles em suas redes sociais, o que acabou resultando em pequenos shows para o trio, mas ops, eles não tinham baterista, foi assim que decidiram contratar Asthon por 3 libras, uma excelente escolha, a amizade logo se fez e ele acabou se oficializando como membro do grupo.




As boas notícias não pararam por aí, o One Direction, chamou o agora quarteto para abrir seus shows, apresentando assim o 5SOS ao mundo. E olha só que música incrível veio  ao mundo ainda nessa fase, o hit explosivo do pop rock She Looks So Perfect








Foram muitos shows e alguns EPs antes do esperado primeiro disco do grupo, intitulado 5 Seconds Of Summer, o primeiro álbum de estúdio dos garotos foi lançado em 2014, com hits já consagrados e mostrando ao mundo novos sons feito por jovens adultos talentosos e cheios de pop rock e histórias de amor para contar aos seus fãs em suas letras.

Assim se passaram os anos e veio um grande quantidade de aprendizados, uma amizade cada vez as forte entre os membros do grupo e claro uma passagem no Brasil pelo Rock In Rio,  e eles estavam prontos, então retornaram ainda mais maduros no seu segundo disco Youngblood.



Esses 4 meninos agora eram adultos, cheios de experiências e com letras mais encorpadas para mostrar ao  seu público  que cresceu junto com a banda, se agora esperávamos suas canções novas para sermos acolhidos em uma nova fase de nossas vidas, eles definitivamente estavam preparados para nos entregar isso, o que mostrou uma conexão sem tamanho do 5SOS com seus fãs. Algo que com certeza transitará entre as gerações. 

Youngblood foi a prova de que os jovens sonhadores, aqueles que faziam cover sem ter certeza de qual rumo isso traria para eles, aqueles que se divertiam fazendo o que amavam e tudo que colocavam em suas performances era energia e paixão, agora eram eles mesmos, uma identidade foi traçada, o 5 Seconds Of Summer se mostrou totalmente independente e autêntico, deixou claro que os anos na estrada junto com o talento, versatilidade, paixão e amizade formavam agora uma das bandas mais promissoras do cenário da música.





Um verdadeiro tapa na cara dos preconceituosos que sempre disseram que eles eram apenas bonitinhos e cópias do gênero que representavam no inicio de sua carreira, que logo todo o sucesso ia acabar.  O que não sabiam é que aquela afirmação lá do começo, sobre eles serem a personificação da geração 2000 era uma verdade cada vez mais concreta. E que o 5SOS nunca teve medo de mostrar sua evolução através dos tempos, que poderia sim ter sido ruim, mas foi muito boa a cada novo lançamento, a grande chave da conexão com os millenials.

Fizeram então uma nova turnê. Que passou novamente pelo Brasil, os fãs de 5 Seconds Of Summer são realmente apaixonados, não é para menos, afinal passaram diferentes fases da vida ganhando apoio emocional das letras desses garotos que são tidos como verdadeiros amigos para muitos ao redor do mundo, nada como ter uma letra do disco Youngblood para nos mostrar que as desilusões amorosas estão aí para superarmos elas e que não estamos sozinhos nessa bagunça toda que é crescer e amar. 

Com uma pausa pequena entre os disco, agora em 2020 o quarteto australiano acaba de lançar Calm, o disco mais evoluído de sua carreira. Um disco com muito peso, mostrando que a vida é uma junção de muitos fatores que nem sempre são bons. Calm é um álbum adulto, perfeito para seu público, um resgate musical dos anos 2000 com a inovação perfeita do ano que vivemos, é uma obra- de - arte. A somos do velho e do novo, ele é representativo.






Em um álbum o 5SOS conseguiu traduzir  todos os medos e angústias da geração que eles representam, Calm é um grito de libertação da geração dos anos 90 e 2000. Mesmo no meio de tanto caos, não podemos nos perder em si mesmos, dentro de tanta apreensão, não podemos deixar a ansiedade tomar conta, com uma mensagem apropriada, perfeita entre ser terapeutico e pessimista ao mesmo tempo, mas cheio de energia e força para tentar traçar uma perspectiva de futuro ao mesmo tempo. 

A identidade do  5 Seconds Of Summer nunca foi tão forte quanto está em Calm, não dá para ouvir uma música desse álbum e não saber que ela é do quarteto, deixaram, assim como seu público, de vez a fase da adolescência e entraram de cabeça na fase adulta cheia de bagunça e pessimista. Concordamos que a vida era um pouco mais triste e pesada sem o suporte que as canções de Calm nos deram. 

Ser fã do 5 Seconds Of Summer é como crescer com amigos famosos que são porta vozes de nossas angustias e que sempre possuem um conselho para nos dar, não que seja o mais sábio, afinal estão passando pela mesma fase que a gente, mas ainda sim um conselho que conforta, une e dá esperança.  Uma conexão especial que só um trabalho feito por gente muito sensível, verdadeira e talentosa pode criar, afinal fazer música é ter um laço da sua alma amarrado com almas distantes que se conversam por meio de acordes e notas, por meio de sensações e sentimentos, risos e lágrimas, emoções e libertações. Como seria possível sermos nós mesmos sem tamanha representatividade? Sem conhecer o outro? 

Por isso, é tão bom ter na música um grupo que vem humilde, com o que tem a entregar no momento, dando a cara a tapa para as críticas maldosas, de peito aberto para passar sua mensagem e acolher os que realmente se identificam e a entendem, ao 5SOS nosso mais sincero obrigada pela motivação e coragem que despertam em todo seu público e em nós. Todos temos muito a aprender com nosso velho eu e essa é a parte mais importante da vida, a evolução.

Vamos continuar crescendo juntos com o 5SOS ? 






E uma curiosidade, olha só quem foi motivado pelo 5SOS um dia:


Postar um comentário

0 Comentários