A BANDA U2 CAIU NA PILHA DOS FÃS NOSTÁLGICOS?

 


Por: Victor Matheus

A banda irlandesa está de volta aos palcos, como todos já sabem, trata-se da nova turnê "U2:UV Achtung Baby Live At Sphere", em uma sequência de shows em Las Vegas que se iniciaram em setembro e irão até dezembro desse ano de 2023.

Sem o baterista Larry Mullen Jr., que em uma entrevista disse que na pandemia resolveu se cuidar pois estava uma "carcaça", agora Bono, The Edge, Adam Clayton e o substituto Bram Van Den Berg estão fazendo os shows de comemoração das mais de 3 décadas do emblemático álbum "Achtung Baby", de 1991. Até aí tudo bem.

O problema são os sinais que a banda tem recebido por parte da mídia e o público. Em 2009 lançaram o autêntico "No Line On The Horizon", que mal é tocado ao vivo atualmente. Em 2014 "Songs of Innocence" e em 2017 " Songs of Experience" com uma história pessoal da banda e suas sensações na carreira e jornada musical. A galera não empolgou. Inclusive, o álbum "Songs of Innocence" foi colocado nos Iphones obrigatoriamente em 2014 e 2015, o que é lembrado como uma péssima estratégia de marketing. Teve gente que nem sabia quem era o U2 e o que estava fazendo no IPhone.

Entre 2017 e 2019 realizaram o The Joshua Tree Tour, em comemoração aos 30 anos do talvez uns dos maiores álbuns da história da música. Nesse momento, com shows no mundo inteiro, aqui no Brasil o Morumbi lotou, na Ásia, aquela empolgação, a mídia abraçou, tudo lindo e maravilhoso. "Opa! "Talvez nossos fãs não gostem mais tanto assim das novidades", talvez eles pensaram. 

Durante a pandemia, Bono virou escritor, escreveu um livro sobre suas 40 canções. Bono e The Edge fizeram um trabalho muito bonito em "Songs of Surrender", onde praticamente fizeram um "Best of" da carreira deles e colocaram as clássicas do U2 que todos amam e uma remodelagem nova, acústica, novos arranjos, porém com a mesma melodia e letra de "With or Without You" e etc. Nesse momento, percebi que talvez eles estivessem dando uma resposta ao mundo, aos fãs, como: "Não era isso que vocês queriam?". Una pena, já que os últimos álbuns lançados tem qualidade muito boa, mas parece que os fãs mais "raízes" não curtem muito.

Agora, estamos aqui, comemorando mais de 30 anos de "Achtung Baby", e de repente vem a nova canção single "Atomic City", de volta ao punk rock anos 80 com uma energia e vibe atual. E eles estão os 4 juntos no clipe, a banda completa, com energia na performance. Os caras amam compor! A verdade é que o U2 sempre traz suas canções novas que são muito boas junto com as antigas e já consolidadas. O problema é que um feedback ruim dos fãs desanimam os caras, que já estão há mais de 5 anos sem lançar reais novidades.

A nova turnê ainda conta com o maior telão da história, coisa linda, estimado em mais de 11 bilhões. U2 não é uma banda amadora, pelo contrário, eles sabem onde está o sucesso. Fazer 2 turnês seguidas de comemoração de 30 anos não é para qualquer um, é somente para o U2, que teve "The Joshua Tree" e " Achtung Baby" lançados na sequência. Não tem pilha de fã aqui. Com certeza, em breve, vai ter álbum novo pois os caras da banda amam tocar e fazer música.

Para finalizar, a nova turnê precisa vir ao Brasil, com a volta do alter ego The Fly, Bono e companhia ainda estão com muita lenha para queimar. 


Postar um comentário

0 Comentários