In!dicação: 10 músicas para conhecer os anos 50.

Pra você que precisa de um empurrãozinho para conhecer e desbravar o que foi a música dos anos 50, aqui segue um post com 10 indicações que consideramos essenciais para esse feito! Se você, como eu, gosta de navegar por gêneros e décadas, fique a vontade para relembrar os clássicos. Mas se você ainda não começou a fazer isso, esse post é pra especial pra você!

Chuck Berry, pai do Rock & Roll.

Os anos 50 foram dominados por um mix gigantesco de gêneros, principalmente dos de raízes negras, que, apesar de distintos, se encaixam perfeitamente bem: doo-wop, pop, R&B, jazz e country. Essa junção trouxe à vida o bom e velho rock and roll. A primeira pessoa a usar o termo ''rock and roll'' para descrever o gênero foi Alan Freed, em Ohio (Cleveland, EUA) no ano de 1951.

Grandes nomes de destaque da década de 50 são: Sister Rosetta Tharpe - essa sendo considerada a madrinha do rock, Doris Day, Peggy Lee, Chuck Berry, Billie Holiday, Nina Simone, Little Richard, Bobby Darin, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley, enquanto no Brasil, com a Bossa Nova trabalhando a todo vapor, nomes como Cauby Peixoto, Maysa, Demônios da Garoa e Nelson Gonçalves ganhavam destaque. 

O pop também teve destaque na primeira metade da década de 50, mas infelizmente caiu em popularidade quando o rock and roll tomou a frente das vendas de discos, mas não antes de vermos nomes como Frank Sinatra, Tony Bennett, Dean Martin e Dion and the Belmonts deixarem sua marca registrada na história do gênero, e da música em si. 

Agora você pode desfrutar de nossas indicações:

#10: Tutti Frutti - Little Richard


Apesar de muitos acharem que a música original era de Elvis Presley, a música na verdade foi escrita e gravada por Little Richard em 1955, Elvis só regravou a canção no ano seguinte. A música se tornou, rapidamente, um dos maiores sucessos da carreira de Richard e também para o rock and roll de uma maneira geral. 

#09: Hound Dog - Big Mama Thorton


Outro grande exemplo de música que a maioria das pessoas acham que é original de Elvis Presley. A canção Hound Dog é, na verdade, da Big Mama Thorton. Escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller (escritores do hit Jailhouse Rock), a música foi gravada em 1952 e lançada em 1953. Apesar de ser a interprete original, Big Mama Thorton não ganhou tanto reconhecimento (ou dinheiro pela canção) quanto Elvis Presley, quando o mesmo regravou em 1956.

#08: Splish Splash - Bobby Darin


Bobby Darin co-escreveu e gravou Splish Splash em 1958. A música começou como uma aposta. Murray Kaufman apostou que Darin não conseguiria escrever uma canção que começasse com a letra ''splish, splash, I was takin' a bath". Foi o primeiro grande sucesso da carreira de Bobby!

#07: Blue Moon - Billie Holiday


A canção original é de 1934, mas em 1952 voltou ao sucesso na voz de Billie Holiday. 

#06: That'll Be The Day: Buddy Holly and The Crickets


A canção foi escrita e gravada por Buddy Holly em 1956, com sua antiga banda (Buddy Holly & Three Tunes), mas ganhou sucesso na versão de 1957, quando Buddy já estava com sua nova banda: Buddy Holly and The Crickets. A canção está no Grammy Hall of Fame e em 2005, foi colocada no National Recording Registry, uma lista de gravações sonoras que são "culturais, históricas ou esteticamente importantes, e/ou informam ou refletem a vida nos Estados Unidos".

#05: Stupid Cupid - Connie Francis



Escrita por Howard Greenfield e Neil Sedaka e gravada em 1958 por Connie Francis, a música teve várias versões, como a de Mandy Moore para o filme The Princess Diaries, e a versão brasileira, gravada por Celly Campello.

#04: Jailhouse Rock - Elvis Presley


A música foi gravada e lançada por Elvis Presley em 1957 para coincidir com lançamento do filme de mesmo nome. Uma curiosidade legal sobre a canção, é que algumas pessoas mencionadas na letra são verdadeiras, como por exemplo Henry Shifty, que não era criminoso, e sim um músico muito famoso em Las Vegas.

#03: Dream a Little Dream of Me - Ella Fitzgerald & Louis Armstrong



Assim como Blue Moon, a música Dream a Little Dream of Me é original da década de 30, mas o sucesso na voz de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong foi tão grande em 1956, que as vezes é difícil lembrar que a versão original não é deles.

#02: Rock and Roll Music - Chuck Berry


Escrita, gravada e lançada por Chuck Berry em 1957, a canção colocou Berry nos charts no mesmo ano, ficando no top 10 de mais tocadas nos Estados Unidos. É considerada uma das maiores e melhores músicas do artista, tendo sido regravada por outros grandes nomes da música, como os Beatles e os Beach Boys.

#01: Blue Suede Shoes - Carl Perkins 


Não, não é do Elvis Presley. A versão original é de Carl Perkins, e foi gravada e lançada em 1955. Pode até ser considerada a canção que introduziu o rockabilly. Quando foi lançada, a música foi uma das mais vendidas por 16 semanas, e ficou duas semanas em segundo lugar da lista!

Nossa lista dos anos 50 acaba aqui, mas continue ligado porque na próxima falaremos dos anos 60!

Gostou? Tem dúvidas ou sugestões? Fale com a gente!

Um obrigada especial pro meu amigo Nathan, com quem é sempre bom falar sobre música, e que me ajudou muito com essa lista e com as futuras. 

Postar um comentário

0 Comentários