'Scaled And Icy' é o Twenty One Pilots perdendo a vergonha de ser colorido


Sexto álbum do duo é uma explosão de cores e de músicas de verão, mas permanece fiel a sua identidade.


Tyler Joseph e Josh Dun em foto de divulgação

A dupla Twenty One Pilots lançou nesta sexta-feira (21) seu sexto álbum, sendo um dos mais esperados do ano desde que foi anunciado junto do primeiro single (de três), 'Shy Away' e deixou os fãs ansiosos pelo seu som diferente e baseado em guitarra, que não é tão característico nos instrumentais da banda.

Com uma tracklist de 11 faixas (o mais curto até agora), o álbum é uma coletânea de músicas com grandes temas, muito bem produzidas e escritas, fruto do incrível trabalho de Tyler Joseph.

Scaled And Icy | Fueled By Ramen

'Scaled And Icy' soa como algo que o Twenty One Pilots já vem querendo fazer tem um tempo, mas sem conseguir estar no mesmo ritmo para tal. Agora, Tyler parece estar vivendo um dos melhores momentos da sua vida. Casado, pai e com uma legião de fãs extremamente devotos a banda e a sua mitologia. O mesmo a se dizer de Josh Dun, seu melhor amigo e baterista da banda, casado recentemente com a atriz Debbie Ryan. E essa fase dos dois é transcrita no álbum. 

Quase toda faixa tem uma vibe "pra cima" de músicas de verão, que conversa bastante com toda estética colorida e confortável envolta do conceito do álbum. Mas não se engane com a maioria. Elas continuam seguindo o mantra da banda: melodias felizes, letras nem tanto assim.

Neste novo universo, Tyler fala menos do confronto com sua mente e mais sobre situações a sua volta. Temas como manipulação da mídia, buscas por felicidade momentânea, etapas de luto, um questionamento de seu irmão sobre como começar a compor a até mesmo uma conversa simples com sua esposa. Todos eles envoltos de faixas completamente dançantes, cheias de texturas de guitarra, riffs funk e um som urbano que é visto com força de 'The Outside' até 'Mulberry Street' (uma homenagem a rua comercial de Nova York), inspirado em músicas dos anos 90 e 2000. Segundo Tyler, vindo exatamente de artistas como Billy Joel, Coldplay e Gavin DeGraw. 

Para quem gosta de seus últimos trabalhos, a banda não esqueceu de músicas alegres em piano e versos de rap. Há um pouco de cada trabalho deles aqui, visto a intenção de trazer uma certa nostalgia para quem os acompanha por um bom tempo.

E para quem é fã da mitologia que a banda vem criando desde 'Blurryface', pode ficar tranquilo. O nome do álbum é literalmente um anagrama para 'Clancy Is Dead', personagem importante do mundo de seu último álbum, 'Trench'. Além de outras pistas deixadas nas letras de algumas músicas. E é claro, a dedicada 'No Chances', faixa mais rap do álbum e que serve para deixar os fãs com a cabeça cheia de teorias novamente sobre a história de Dema, dos bispos e dos Banditos.

No Chances | Fueled By Ramen

Por fim, preciso elogiar duas das melhores músicas desse álbum. A primeira sendo 'Redecorate'. A produção feita em colaboração com Paul Meany (da banda Mutemath) me causou arrepios, por demonstrar a evolução de Tyler como produtor. 

A batida e sua percussão são prazerosas de ouvir, assim como a atmosfera melancólica e acolhedora que é possível sentir logo no começo da música. Sua ponte é uma das melhores do álbum, trazendo uma virada rap que prepara o grande refrão final. 

O tema sobre duas pessoas a beira da morte pensando em como vão ficar seus amigos e familiares quando eles se forem é algo que me tocou de uma forma que eu não podia prever vindo. Principalmente por ser inspirado numa história real, sobre um casal de amigos de Tyler que perdeu o filho e em sua homenagem, decidiu manter o seu quarto exatamente como estava.

Redecorate | Fueled By Ramen

A segunda é 'Never Take It', que talvez seja a música mais rock and roll que eles já fizeram. Todos os instrumentos funcionam, o coral atrás da voz de Tyler é super divertido e podemos por favor falar do solo de guitarra após a ponte da música? Eu mal posso esperar para ouvir isso tudo em shows novamente. Foi definitivamente uma das maiores surpresas desse álbum e me deixou totalmente sem falas em seus três minutos e meio inteiros da minha primeira ouvida.

Never Take It | Fueled By Ramen

De certo, 'Scaled And Icy' é um dos álbuns mais diferentes e ousados da banda de Ohio. Ao mesmo tempo que é suave e ensolarado, consegue se jogar em ritmos e temas mais pesados. É novo, mas também soa familiar por trazer a identidade de projetos passados da banda e pelas suas inspirações em outros artistas. 

Vista seus chinelos, bermuda e regata, sente em uma cadeira de praia e relaxe. Pois o Twenty One Pilots fez um álbum de verão. E eles acertaram mais uma vez.

Postar um comentário

0 Comentários