BENEE e a importância de ser fiel a si mesmo

BENEE | Foto: Imogen Wilson, cortesia de Republic Records
Por: Marco Victoy Stivanelli

A não ser que você tenha passado os últimos meses escondido em uma caverna, você provavelmente já ouviu falar no Tik Tok. Dia após dia, a nova rede social focada em vídeos vem conquistando cada vez mais adolescentes ao redor do mundo, onde publicam desde suas personificações de memes até desafios de dança. A plataforma, que serviu para alavancar hits como ‘Say So’ da cantora Doja Cat e ‘Chinese New Year’ do duo Sales, também foi o espaço perfeito para a cantora BENEE fazer seu nome mundialmente.

Foi com ‘Supalonely’, track que integra seu segundo EP ‘STELLA & STEVE’, que a jovem bombou na internet do dia para a noite. “Eu nunca tinha feito nada parecido com 'Supalonely' antes, então não sabia como as pessoas reagiriam a ela”, conta BENEE sobre o sucesso repentino da track. Hoje, a música já acumula mais de 2.5 milhões de streams no Spotify e mais de 1.5 milhão de vídeos feitos no Tik Tok. "Eu não esperava tudo isso MESMO! Foi realmente muito emocionante ver ela bombando na plataforma, porque era uma das minhas músicas favoritas do EP.”


Stella Bennett, ou apenas BENEE, nasceu na Nova Zelândia nos anos 2000. Sempre rodeada por uma comunidade de artistas e outras pessoas criativas no subúrbio de Auckland, em seu último ano do Ensino Médio ela lançou alguns covers no Soundcloud e, um tempo depois, começou a escrever suas próprias composições e a divulgá-las. “Depois do colegial, eu queria fazer algo realmente criativo, porque é isso o que eu mais gosto!”, ela conta. “Eu costumava assistir muito Youtube também, bem mais do que agora, e compartilhava bastante o que eu estava sentindo no coração. Então antes de fazer músicas, eu pensava "ai meu deus, eu vou fazer vídeos para o Youtube!", conta a artista.

A certeza de entrar de cabeça no meio musical veio apenas duas semanas após ela se matricular na faculdade e abandonar o curso. Com isso ela saiu com mais certeza de que a música era o único caminho. “Esse foi um ponto de virada para mim, porque foi naquele momento que eu percebi que encontraria na música o que queria para minha vida.

“As coisas estão têm sido tão incríveis agora que, por causa disso, me sinto mais encorajada a continuar fazendo novas músicas.” | Foto: Imogen Wilson, cortesia de Republic Records

Adepta de cabelos curtos com mechas azuis, estilo grunge e carisma para dar e vender, a jovem é o retrato perfeito da geração Z. Mas crescer junto com a internet, com os smartphones, ter visto as redes sociais como Instagram, Tumblr e Twitter nascerem, fez a jovem entender como ocupar melhor esses espaços digitais de maneiras saudáveis tanto para Stella, a garota normal, quanto para BENEE, a artista. “Poder usar as mídias sociais como uma maneira de me conectar com o público tem sido incrível. Elas são uma ótima maneira de me comunicar com pessoas do México, por exemplo, onde eu nem conseguiria chegar se não fosse por essas plataformas. Eu sempre fui bem sensível na internet, então acho que agora a Stella e a BENEE estão se misturando por conta da maneira que eu usava a internet antes e como eu uso agora. No fundo é tudo uma questão de balanço.

O ano de 2019 também foi "bem surreal” para BENEE, como ela mesma conta. Depois de receber os prêmios de: single do ano por ‘Soaked’, novo artista do ano, melhor artista solo e melhor artista pop do ano no New Zealand Music Awards 2019, ela foi comparada a Lorde, que em 2017 também foi o grande destaque da noite. "Eu ainda estou nessa espécie de estado mental em que nada disso parece real", diz rindo. "Eu ainda não entendi tudo isso completamente sabe? Tem sido assim há um tempo, fico extremamente feliz e ao mesmo tempo em choque, porque eu não jamais poderia imaginar esse cenário lá atrás quando eu comecei.”


Com um estilo musical que evoca a energia dream pop da banda canadense Men I Trust, com a alternativa Clairo e com toques de Madison Beer, as referências femininas da artista em seus trabalhos são igualmente marcantes e poderosas. "Artistas como Lily Allen e Amy Winehouse são duas figuras femininas em quem eu me inspiro bastante. Elas me influenciam de uma forma que eu sinta que posso dizer o que eu quiser, não tendo medo de me expressar, mesmo que talvez seja algo controverso." É mesclando estilos musicais com o indie pop, ‎lo-fi ‎e ‎o neo-lounge em seus trabalhos, que BENEE nos traz ao mesmo tempo um frescor melódico de uma nova artista com uma interessante atmosfera de nostalgia em suas músicas. 

Se em tempos onde ser uma menina jovem e com um espaço para usar sua voz tem feito tanta diferença, a exemplo de Greta Thunberg e Malala Yousafzai, a arte também se mostra cada vez mais um importante meio de mudança social. É com isso em mente que, BENEE nos mostra que “é ok ser diferente” e que no fim do dia, o importante é se expressar sem medo e com o coração aberto. “A coisa mais importante de todas é ser fiel a você mesmo e sempre dizer o que eu sente! Isso pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade!”, diz a artista com um sorriso no rosto.

Postar um comentário

0 Comentários