Tyler Swift, easter eggs e várias referências: Veja tudo sobre "The Man", o novo clipe de Taylor Swift


Por: Igor Ferreira


Na amanhã desta quarta feira (27), a cantora Taylor Swift lançou um clipe para "The Man", quarto single oficial do álbum "Lover"
Veja a seguir: 



"The Man" é uma crítica direta à cultura machista e Taylor Swift usou sua genialidade para incluir vários easter eggs no clipe, deixando ainda mais clara essa mensagem. 






Scooter Braun


Reprodução: Youtube

Em uma das cenas do clipe, Taylor colocou o título de seus álbuns lançados anteriormente, na parede onde o personagem Tyler Swift faz xixi, junto à uma placa escrito "PROCURADOS, se achá-los, retornar para Taylor Swift"

A cena é uma referência direta ao caso contra Scooter Braun. Em julho de 2019, Braun comprou a Big Machine Label, gravadora responsável pelo lançamento dos seis últimos discos da cantora, o que acabou gerando uma briga por direitos autorais.




Para deixar a crítica ainda mais explícita, na parede também podemos notar um aviso que proíbe o uso de patinetes naquele local. Patinete, traduzido para o inglês: Scooter.






Scott Borchetta


Reprodução: Youtube

Ainda sobre o caso envolvendo os direitos autorais de Taylor, na cena do metrô podemos ver um cartaz com a frase "capitalizar os sentimentos". Além da frase, o nome "Bo$$ Scoth" está destacado no cartaz, um easter egg direto para Scott Borchetta, fundador da Big Machine Label e responsável pela venda à Scooter Braun. Ao lado do cartaz a palavra "greedy" está pichada, traduzindo para o português: Ganancioso.


Como o clipe é uma crítica direta ao machismo, Taylor Swift também descreve algumas situações que mulheres vivem no próprio cotidiano, como homens espaçosos sentando de pernas abertas no metrô e as manchetes dos jornais que propagam notícias de uma forma sexista.





Comunidade LGBT


Reprodução: Youtube

Taylor Swift sempre se posicionou à favor da comunidade LGBT, usando sua imagem para chamar atenção para as causas desses grupos. Mas infelizmente, alguns grupos insistem em acusar a cantora de usar essas causas apenas para se auto promover.

Em outra cena do clipe de "The Man", vários braços nas cores da bandeira LGBT se estendem para Tyler Swift, que responde com um toque. Tyler entra no corredor com uma expressão de insatisfação e ao distribuir acenos, expressa um sorriso um tanto quanto forçado. Como diz a música: Tudo bem se você for homem. 






"I'd be just like Leo, in Saint-Tropez”




Em "The Man", Taylor Swift cita Leonardo DiCaprio: Nela, Taylor diz que se fosse um homem, ela "seria como Leo em Saint- Tropez"

O ator costuma ser fotografado curtindo as férias nas praias de Saint- Tropez, sul da França, geralmente acompanhado de jovens modelos. Além da cena com as modelos, também podemos notar no início do clipe, Tyler Swift sendo endeusado em sua empresa, assim como o personagem de Leonardo DiCaprio no filme "  O Lobo de Wall Street" (2013).






Serena Williams

Reprodução: Youtube

Em setembro de 2018, a tenista Serena Williams acusou a arbitragem de sexismo, após ter sido punida por discutir com juiz durante a final de uma partida:

“Sou mãe, prefiro perder do que roubar!” “Você me deve desculpas, me deve desculpas!” “Você é um mentiroso e um ladrão!” “Nunca mais vai apitar um jogo meu! É porque sou mulher e você sabe disso! Se fosse um homem, não faria isso!”



A charge publicada por um Jornal Australiano sofreu retaliações na internet pelo seu caráter sexista e também acusado por racismo, devido ao destaque exagerado nos lábios, nariz e cabelo crespo. 



Após o episódio, Serena acabou sendo taxada de louca, barraqueira e virou até charge. Em "The Man", Taylor retrata o episódio, mas revertendo os papéis, reforçando o que foi dito por Serena.






  "Você poderia ser mais sexy dessa vez? ou um pouco mais agradável?''


Reprodução: Youtube

No fim do vídeo, Taylor Swift aparece como a diretora e diz para Tyler Swift "ser mais sexy", referenciando a forma como a indústria tem o costume de sexualizar as mulheres em suas produções.






Scott Swift

Reprodução: Youtube

Além das críticas, o clipe de "The Man" também traz vários easter eggs divertidos, como a aparição do pai de Taylor Swift, Scott Kingsley Swift, e uma divulgação do documentário de Taylor, produzido pela Netflix, em uma versão masculina do pôster.


Versão masculina do cartaz de “Miss Americana”, onde o nome do festival "Sundance" foi modificado para MANdance.








Dona de seus copyrights

Reprodução: Youtube

Nos créditos finais, Taylor Swift fez questão de destacar que foi a responsável pela direção, produção e tudo que envolve o clipe, sendo a total proprietária de seu trabalho. 








No clipe de "The Man", Taylor Swift explicou o privilégio masculino da forma mais didática possível e provou o porquê ela é "O Cara" na indústria musical. Sem dúvidas uma das maiores artista desta década. 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Taylor como sempre perfeita. A era Lover veio cheio de críticas e sátiras. Mal posso esperar pro show dela no Brasil, vai ser épico.

    ResponderExcluir