Especial Lollapalooza: Conheça o indie viciante do AJR



Por: Tati Teixeira

O AJR é uma das bandas do 
Lollapalooza Brasil 2020 e nós temos que apresentar essa banda para vocês, pois eles são muito especiais e com certeza farão um show imperdível, então vem ler e se prepara para conhecer Adam, Jack e Ryan. Alerta: Uma vez descobertos, nunca mais você conseguirá  parar de ouvir

A fase dos covers lá em 2013

Em 2005 os 3 irmãos apaixonados por música,  talentosos e sonhadores, Adam, Jack e Ryan, montaram, ainda crianças e sem muitas condições financeiras,  o AJR,  quando o mais novo, Jack (vocalista e multi instrumentista)  ainda tinha 8 anos. 
O sonho começou com eles fazendo covers na rua para ganhar dinheiro e ter mais condições de melhorar seus equipamentos para compor e produzir suas próprias músicas, então começaram a criar suas canções no seu próprio apartamento em Nova Iorque 

No inicio eles tocavam covers, mas com o tempo passaram a tocar cada vez mais suas músicas próprias, feitas no próprio apartamento deles, suas canções  atualmente são influenciadas por  The Beach BoysSimon and GarfunkelVampire WeekendJon BellionImagine DragonsThe Beatles Kanye WestMacklemoreTwenty One Pilotsand  Fun, eles também possuem fortes influências de Bastille, banda que esteve presente no setlist de shows do grupo por muito tempo como cover.





E falando em composições próprias, foi em 2012 que elas começaram a vir à tona, o brilhante Ryan twittou a canção “ I’m Ready” , ele aproveitou para marcar 80 celebridades, uma delas foi Sia Furler, que por sinal viu a música e gostou, repassando para seus contatos profissionais, foi então que o áudio chegou no presidente da Columbia Records, daí para frente só sucesso, o vídeo clipe de I’m Ready foi lançado em Outubro de 2015 e chegou a ser promovida até mesmo na série Bob Esponja.


Assim, o primeiro EP do AJR foi lançado em Dezembro de 2013 pela Warner Music 
Group  ele possuí  5 faixas e sua primeira é I’m Ready. Não atoa o disco também chama I’m Ready e obviamente, eles já estavam mais que prontos para que tudo fluísse bem e foi assim que as coisas começaram a acontecer para o trio.

Em 2014 a banda lançou seu segundo EP, chamado Infinity, com também 5 canções. Com dois EPs bem sucedidos os garotos decidiram que já era momento de lançar o um disco de estúdio, então em 2015, mais exatamente em Março, era para ser em Fevereiro, mas eles estevam adicionando mais músicas ao trabalho,  eles lançaram seu primeiro LP Living Room, nome muito sugestivo, o álbum trouxe um misto entre as canções presentes nos trabalho anteriores, como I am Ready, Infinity, Woody Allen e algumas outras, mas trouxe também a explosiva e performática, a mistura de todos os singles, Overture.  


Em 2016 veio mais um EP, eles não gostam de ficar parados e sem lançamentos, What Everyone´s Thinking, foi dentro desse compilado de sons que veio o plot twist do AJR, eles lançaram a canção Weak,  o mais engraçado sobre essa música é que ela marcou a história dos irmãos e eles escrevem-na em um único dia, em poucas horas e sem nenhuma pretensão e nem imaginação do sucesso que ela seria.



Com certificado de platina na América do Norte e Reino Unido, e mais de 400 milhões de streamings AJR aproveitou o momento para lançar seu segundo disco, The Click. Ele foi lançado em 9 de Junho de 2017, esse álbum trouxe muitos hits da banda e mostrou que o trio era muito talentoso, sempre evoluindo com o tempo  e  se firmando cada vez mais no cenário mundial alternativo.

Em The Click há a música Sober Up que foi Co-Escrita pelo vocalista do Weezer Rivers Cuomo, com tanto sucesso a banda saiu em turnê e  depois de um tempo, em 2018, lançou uma versão estendida de The Click, com ela veio uma das maiores músicas da banda Burn The House Down, que atingiu, assim como Sober Up, o topo das paradas alternativas.


Sem dar tempo para enjoarmos de The Click, é impossível enjoar, o AJR, lançou no dia 30 de Janeiro de 2019 o primeiro single de Neotheater a marcante 100 Bad Days, em Março eles lançaram o clipe da canção. A música atingiu um público tão grande e tem uma letra tão linda que entrou na Playlsit da Taylor Swift, o que deu mais visibilidade ainda para a banda. Em Abril, depois de terem conquistado a Taylor Swift e o Jimmy Kimmel, a banda lançou seu terceiro disco. 



Desde então foi, sucesso, sucesso e mais sucesso, a turnê de Neotheater chegou e com ela a vez do Brasil de ver o AJR pela primeira vez ao vivo no país, durante o festival Lollapalooza, um dos shows mais esperados com certeza e que vai trazer uma set que mistura todas as fases, até agora, da banda, junto com um desfecho, durante a performance dos shows, que mostra que a trajetória do AJR até aqui não foi fácil, 3 irmãos sonhadores que amam música e começaram uma banda, fazendo sozinhos suas composições, melodias e produção, além dos clipes, de 2006 até 2013 foram 7 anos de aprendizado e preparação para um EP de 5 músicas, na qual uma delas chamou a atenção e os fez ganhar uma gravadora, ainda sim eles consagram esse momento de luta, que acreditem não deve ser fácil, e encerram suas apresentações com 100 bad days, sem mais spoillers, eles fecham com chave de ouro e muita presença de palco que diz quem é AJR e mostra o quão importante é o que eles cantam.

Performance ao vivo do AJR
Verdade, é isso que o AJR traz nos seus discos e em suas performances, uma verdade leve que conforta e inspira, temas pesados sendo abordados com uma crítica cheia de metáforas e embasamento, mas ao mesmo tempo trazendo satisfação e expressão para quem escuta e a canta. A vida é mais fácil para quem escuta esses irmãos. 
Alias, o último lançamento da banda foi a canção BANG,lançada na semana passada, esse é mais uma trabalho que da inicio a um mundo novo do AJR, talvez um novo disco?Ou algumas canções inéditas? Enfim, o importante é que o single mostra que a banda não consegue decepcionar, letra incrível e melodia sincronizada perfeitamente para trazer sensações ou associar a letra, fora as referências que a canção traz, interligando muitas coisas que os meninos já fizeram. Um hino!

Para comprar tickets para ver o AJR no Brasil: Clique aqui


Ficou curiosos para conhecer?

Vem ouvir a discografia todinha na Deezer:




Postar um comentário

2 Comentários