Crônica

Mentira lucrativa

Sou jornalista, mas infelizmente não estava ganhando muito dinheiro, e a fama que eu almejava nunca chegava, foi então que minha vida mudou, um dia passando em frente a um pequeno escritório estava escrito: “Fez jornalismo e não está ganhando nada? Então fale com o Marrom”.
Entrei imediatamente na pequena sala.
−Gostaria de falar com o Marrom.
− Sim, sou eu.
−Acabei de ver o anúncio e gostaria de saber como devo fazer para finalmente ganhar dinheiro em minha profissão.
− Primeiro devo perguntar se você está disposto a fazer tudo por dinheiro e fama, inclusive esquecer todos os princípios jornalísticos que lhe ensinaram?
−Sim, claro que estou.
−Então, já é meio caminho andado. Vamos até minha sala.
Caminhei até a uma pequena salinha onde havia uma mesa de reunião, lá sentamos.
−Então aqui vão as dicas, para ter sucesso, você deve sempre procurar as notícias mais sanguinárias, as que mais emocionarão o público, mostrar imagens do fato é imprescindível para o espetáculo, se tiver a foto de um braço decepado, ou muito sangue, ou pessoas chorando, isso é sempre muito bom.
−Mas isso não vai chocar o público?
−Quer ganhar dinheiro? Então não se importe com o bem-estar do público, de imediato ficarão chocados, mas a notícia vai ter repercussão, apenas se importe com a audiência o povo gosta do show.
−Anotado.
− Depois, você deve opinar muito, mantenha sempre opiniões que por mais que não seja o que você acha, é o que o povo pensa, sabe o povão?  A partir desse momento pense igualzinho a eles, isso lhe trará muita fama.
− Mas... Eles se sentirão ofendidos por não serem informados, não devo menosprezar meu telespectador, eu deveria informa-lo e não reafirmar apenas o que ele pensa. Isso é antiético
−Ética? Continue assim e será pobre, o segredo é sempre falar o que o povo quer ouvir. Não se esqueça de frases como:  “Cadeia neles”, “ A lei é injusta” e é claro, quanto mais depoimentos de pessoas que estão sofrendo com a situação você conseguir é melhor, fazer as pessoas chorarem durante a entrevista pode garantir muita emoção para o telespectador.
- Tem certeza que vou ganhar dinheiro?
- Com tanto que você não faça nada que de fato leve informação ao público, seu dinheiro está garantido. Ah, e finja que você não tem consciência de que tudo isso é errado, faça parecer que para você é tudo certo, para não acabar sendo processado, ou alvo de criticas muito rígidas. Ganhará muito dinheiro meu jovem, mas deverá sempre ficar atento para não ser descoberto, a população vai te achar popular, o homem do povo. Isso é tudo garoto.
-E quanto me custou essas dicas?
-Fique tranquilo, o preço vem depois que você tiver fama.


Postar um comentário

0 Comentários