REVIEW U2 SONGS OF SURRENDER: SENHORES FAZEM HITS RENASCEREM E REVIVEM OS DIAS DE GLÓRIA

 



Por: Victor Matheus 

A banda irlandesa U2 lança seu "novo" álbum 'Songs of Surrender' sendo o décimo quinto lançado em sua história.

Os SENHORES de hoje, Bono, The Edge, Larry Mullen Jr e Adam Clayton, já prestigiados e renomados, trazem as canções, muitas delas, da épocas em que eram pirralhos no mundo do rock. Essa jornada do U2 é exemplo para bandas como The Killers, Coldplay, Keane e muitas outras ao redor do mjndo.

Com mais de 40 anos de banda, no meio do caminho lançaram grandes hits e conquistaram o mundo. Nos anos 80 tem "Sunday Bloody Sunday", "New Year's Day" "With or Without You", "Where Streets Have no Name", "I Still Haven't Found What I'm Looking For" e "Pride (In The Name of Love)". Nos anos 90 temos "One" e "Stay (Faraway So Close!)". Anos 2000, eles deram ao mundo "Beautiful Day" e "Vertigo". Claro, tem muito mais além dessas e vamos conferir abaixo.

Durante a pandemia, a banda passou a elaborar um projeto que fosse prestigiar seus hits e dar uma nova melodia e perspectiva, em formato acústico, algo novo para a banda. Então, Larry Jr, Adam Clayton, The Edge e Bono, cada um deles, escolheu 10 canções de sua preferência. O resultado disso foram 40 canções regravadas em "Songs of Surrender". Não iremos falar de todas, mas vale a pena citar algumas e provar (contra os que falam), que para uma banda já consagrada, eles não devem nada a ninguém, não têm que provar nada, "Songs of Surrender" foi um presente aos fãs. As canções também tiveram novos videoclipes, contextualizados.

"One" inicia o álbum. Com piano, a canção é profunda e para falar a verdade, não surpreende tanto. Há quem goste com certeza. No final, em "Love is the temple, love is the higher law" temos um coro com The Edge cantando. 

2- "Where Streets Have no Name" teve uma perspectiva feita com um arranjo esperançoso, como se estivéssemos do outro lado da vida, onde as ruas não tem nome. A voz do Bono, ainda forte, traz novos falsetes à canção, que passou a ser simples e transcendental (ainda mais). Teve alteração em alguns trechos.

Na sequência, temos "Stories For Boys", "11 O' Clock Tick Tock" e "Out Of Control", para os fãs vibrarem com os anos 80, no início da carreira deles ainda. 

6- "Beautiful Day". Muito bem elaborada, a sexta canção tem toques secos de violão, alguns trechos de piano, a voz grave de Bono e o backing vocal agudo de The Edge. Na primeira parte, Bono fica em sua voz grave e sólida. Na segunda parte, canta naquele tom contagiante no refrão. Na parte "See The World in Green and Blue", a letra foi alterada, onde deixa mais intimista para o ouvinte, onde nessa parte diz "See The World From your room". Ainda cita Adão, Eva, o perdão e Deus, como história da humanidade.

7- "Bad" um hino, foi tocado no violão e Bono solta a voz. 

8- "Every Breaking Wave" a canção do penúltimo álbum "Songs of Innocence", é profunda, de separação onde cada um segue seu caminho, 2 personagens que amam a derrota. A canção é emocionante em piano de The Edge, Bono traz uma voz mais suave que nas versões anteriores. Não muda tanto, pois já fizeram isso antes.

9- "Walk On (Ukraine)" foi uma linda homenagem ao 11 de setembro e agora uma grande homenagem a Ucrânia. Com letra alterada, dá voz aos ucranianos, onde perderam tudo, as casas e tiveram suas cidades destruídas, mas não perderão sua essência, é o que diz a letra. "Home, you Don't know what is, you were forced to Leave one". No final, U2 traz esperança em sua letra, sigam em frente e deixe tudo pra trás.

10- "Pride (In The Name of Love)" ficou vem country, com violão, um dueto no refrão entre Bono é The Edge. Trouxeram aqui uma alteração na letra, onde antes era "Um homem traído com um beijo (se referia a Jesus)", deu lugar para "um garoto que nunca será beijado". 

13- "Stuck In A Moment You Can't Get Out Of It" é intimista, tocada no violão, Bono mostra sua voz em alta performance, atingido falsetes e altas notas. The Edge faz aquele final épico, com sua voz mais aguda, em uma canção que foi prestigiada por estar em "Sing 2".

16- " Sometimes You Can't Make On Your Own" traz muita emoção em toques de piano lentos e Bono fazendo a canção entrar em nossa mente de forma cativante. A letra, sobre Bono e seu pai, um relacionamento difícil, pode trazer a histórias de muitas pessoas e identificação nessa canção. Perto do final, entra violão e batidas de marcha fúnebre, é uma canção tocante e que nos faz pensar em nosso relacionamento com os nossos pais e como pais. 

19- "The Miracle (Of Joey Ramone)", a canção tem ritmo e melodia modificados, surpreende e é uma das melhores do álbum, por trazer um estilo novo ao U2, é para fazer todos cantarem juntos no refrão. De forma contagiante, o refrão é como se estivéssemos e um bar irlandês e todos tivesse cantando juntos e de abraçados "Viva Viva la Ramone, we will Never Be Alone". Nessa canção, de "Songs of Innocence", eles exaltam a influência de The Ramones e Joey Ramone em sua juventude.

20- "City Of Blinding Lights", um clássico de "How to Diasmantle an Atomic Bomb" tem o piano para fazer o coro e no refrão tem violão. A canção faz querer cantar juntos, alegre e divertida, tem melodia e formato conservados.

24- "The Fly" tem um toque diferenciado, com melodia e ritmo modificados, em batidas crescentes, em um jazz lofi rock, o refrão transcendental com o vial de The Edge. A canção traz o glamour do mundo nas trevas, que tem referências bíblicas quando fala das estrelas que caíram sobre a Terra, e então, um anjo caído, conta sobre os segredos do mundo. O refrão traz a realidade da desgraça do homem, sempre batendo na parede como uma mosca e caindo. É um toque novo, uma nova "The Fly".

25- "If God Will Send His Angels" do esquecido álbum pop, é um presente inesperado aos fãs, a canção quase nunca tocou em shows. Tocada com piano aqui, Bono revive a faixa de forma parecida com a versão ao vivo em Popmart Tour. A canção é gostosa de ouvir, com novos tons e a parceria de Bono e The Edge aqui. É elegante e reflexiva, no mundo da hipótese "Se Deus Mandasse seus Anjos?".

29- "All I Want Is You" tem uma vibe forte, com violão, um acústico de respeito em uma canção de amor. Deveria ter em todos os casamentos. O violão soa tão bem, com as batidas rápidas e fortes. Bono mostra que mesmo com mais de 60 anos, sua voz ainda soa como se estivesse nos anos 80, trazendo falsetes e uma nova forma ao final. 

31- "With or Without You" é mais intimista, com violão seco e toque de baixo perceptível. É uma nova vida ao hino, que chegou e quebrou barreiras para fora do público do U2, um hit mundial. Com a voz mais envelhecida e aveludada de Bono, ele traz um tom grave e solta voz naquele coro no final.

32- "Stay (Faraway, So Close!) é uma das melhores do álbum. Na primeira parte, com piano, suave, Bono traz uma voz grave, sem emoção, apática, de forma diferenciada, com o contraste de The Edge, discreto e agudo ao fundo, a canção mantém sua elegância. Logo, na próxima parte, entra violão e batidas suaves. No refrão, tem mudança na forma de cantar, com falsete perfeito de Bono e The Edge suaviza ainda mais, como se o ouvinte estivesse nas nuvens flutuando. A segunda parte da canção, tem Bono cantando no tom normal dele, e o último refrão é como na versão original a letra. É um hino, não tão lembrado nos shows, mas um dos hits de U2.

33- "Sunday Bloody Sunday" é forte, com violão tocando e Bono contextualiza a canção, uma canção de guerra, que se opõe ao domingo de Páscoa. O dueto Bono e The Edge se aperfeiçoaram ao longo dos anos, com uma sintonia incrível entre os 2, perceptível nessa canção. 

34- "Lights of Home", canção do último álbum "Songs of Experience" é um dos hinos recentes da banda. Tocada no violão, tem um clima cinematico, como se fosse trilha sonora. O vocal de Bono aqui solta a voz e contagia no refrão, com "Heeey Now", em uma canção intimista e simples.

36- "I Will Follow" para reavivar os ouvintes dos anos 80, ainda na raiz da banda, a canção tem o violão como se estivesse fazendo solo de guitarra. Mais lenta que a original, Bono pega leve na voz aqui e traz um acústico suave, como nunca visto antes.

39- "The Little Things That Give You Away" é como se fosse uma parte do diário de Bono. Tocada de forma intimista, violão, solo ao fundo, batidas crescentes, a música é arrebatadora. A parte final é bem pessoal, cita ansiedade e ataque de pânico ao acordar às 4 da manhã, pessimismo em relação ao futuro e medo, sentimentos humanos, que quase todos nós sentimos. Bono ainda cita sua raiva e ainda a falta de fé que alguma canção aparecerá em sua mente, para compor ou lhe ajudar. É um grito de socorro, uma carta aos que estão desesperados com a vida, em uma melodia contagiante, vinda do último álbum "Songs of Experience". 

40- "40" vinda dos salmos 40, de Davi, a canção tem um simplicidade que encanta, com acordes de violão ao fundo e o piano em destaque. No setlist de muitos shows como a última canção, para finalizar, tem a mesma função nesse álbum, com um significado de esperança e até mesmo um grande significado para a banda, achada nos salmos do rei Davi, que muitas vezes já esteve na lama e recorreu a Deus. Bono canta com sua voz suave, para acalmar e relaxar os ouvintes.

O álbum, com grandes hinos, traz canções que surpreendem os fãs, com novas melodias e letras, um álbum para os dias de hoje, de uma banda que há mais de 4 décadas está na estrada, com muitas histórias e visões de mundo com experiência, um exemplo de carreira no universo da música. "Songs of Surrender" chega para celebrar suas canções e mostrar ao mundo o outro lado dessas faixas, que para muitos, vão continuar sendo hinos. Para alguns, o álbum não pegou muito bem e mostra a falta de criatividade da banda, algo desnecessário regravar as canções. De qualquer forma, ficará para a história e com certeza, outros artistas irão repetir isso no futuro.

Ouça aqui:

https://open.spotify.com/album/3fqPfbVHsvdpovpJXOJlvU?si=gcxKWlewT767pn75AAoP4w

https://youtube.com/@U2official



Postar um comentário

0 Comentários