Como a beat tape de Louis The Child consegue ser mais interessante que seu álbum de estréia

Lançados no mesmo ano, seu mixtape é quem cumpriu a tarefa de mostrar todo o talento do duo. 

Louis The Child | Reprodução

Uma das duplas mais promissoras a emergir no cenário da música eletrônica recentemente, Louis The Child roubou os olhos e ouvidos do público com a sua produção única e estética, observada em uma série de singles e EPs lançados desde 2014, evoluindo seu som a cada nova música lançada ao decorrer de sua, até então, curta discografia. Principalmente na criação de uma identidade definitiva.

Nesta última sexta-feira, os americanos, Robby Hauldren e Frederic J. Kennett lançaram uma versão deluxe de seu álbum de estreia, 'Here For Now', originalmente lançado no ano passado. O que torna esse mais um dos motivos para o tópico dessa discussão.

Incluindo quatro faixas adicionais (três delas já tendo sido lançadas como singles, respectivamente) que acrescentam mais no álbum do que metade das músicas incluídas em sua tracklist. E por que isso? Vamos lá, eu vou te explicar. Mas antes, vamos falar sobre 'Candy II'.

Candy II (Beat Tape) | Interscope

Lançada também em 2020, quatro meses após debutarem, a beat tape (ou mixtape) de Louis The Child entrega uma combinação de 19 músicas curtas de um mix constante que ressoa toda identidade sonora da sua produção e se adequa perfeitamente a um set bem construído para as pistas de dança e festivais de música. Uma mistureba de gêneros combinados a batidas únicas cheias de elementos, sem parecer atirarem para todos os lados. 

O sound design das músicas parece um grande parquinho, onde brincar com todos os brinquedos é a grande intenção. E não é algo que já não tenhamos ouvido deles em projetos como 'Kids At Play', seu segundo EP. Assim como também já ouvimos parecido em outros artistas, como o australiano Flume. Mas o grande mérito de 'Candy II' vem de apresentar todo o talento e inventividade da dupla, o que 'Here For Now' tinha a tarefa de fazer e pareceu falhar em cumprir.

Here For Now | Interscope

Seu primeiro grande projeto, ao contrário de 'Candy II', soa como mais do mesmo. E não só mais do que já ouvimos deles, mas do que já ouvimos em todo o cenário, que vem sendo carregado e saturado de batidas sem identidade e sem alma, puramente comerciais. E não me entenda mal, não há nada de errado em querer criar um hit comercial, assim como eles já fizeram várias vezes com singles como 'Fire', afinal, é necessária algumas faixas do tipo para estourar com o público, aumentar sua audiência. 

O grande problema é não se diferenciar. Principalmente em seu álbum de estreia, o trabalho mais importante para um artista apresentar-se ao mundo. E 'Here Me Now' soa entediante em comparação ao que poderia ser.  

E não é como se o álbum fosse de todo ruim. Na verdade, ele passa longe de ser ruim. Existem momentos que se destacam, quando a dupla resolve trazer contextos do funk e de um R&B ensolarado, por exemplo. Momentos como 'Little Things' e 'Get Together'. Assim como muitas vezes, as colaborações ajudam bastante a sustentar a força das faixas, tendo Foster The People, K.Flay, Duckwrth, Quinn XCII e diversos outros artista envolvidos no projeto. 

 
Every Color com participação do Foster The People | Interscope

Porém, é nos momentos de sua própria identidade, que Louis The Child não entrega. Recuando para o future bass, para o synthpop e para faixas familiarizadas com o rap, mas que soam acuadas. Desinteressantes. Ora por não fazer questão de brilhar. Ora pela produção e mixagem soarem irritantes ou esquecíveis. Ora por não chegarem nem perto de outras músicas de sua discografia. Não parece valer a pena ouvi-las, quando temos outras muito mais poderosas e interessantes.

E é também por esses fatores, que as quatro faixas adicionais de seu deluxe trazem tanto ao álbum, podendo substituir facilmente diversas das músicas do mix original. Até 'Sleep // Wake' soa melhor como uma finalização de álbum do que a própria 'Fade Away', que finaliza na primeira versão. Ouso dizer inclusive que talvez seja uma das melhores músicas que eles já fizeram. 

'Self-Care' - com a banda COIN - e 'Somewhere Else' - com BabyJake - também não ficam para trás. Ambas as faixas trazem todo o potencial de suas colaborações, se reforçam em seus vocais e possuem melodias que honram a originalidade da dupla e facilmente soam como um hit comercial, trazendo um grande equilíbrio e ainda sim sendo bem diferentes uma da outra em som e abordagem.

'Sleep // Wake' uma das faixas bônus do álbum 

De um jeito ou de outro, o Louis The Child conseguiu estrear com dois projetos e mostrar todo o seu conteúdo. Por mais que isso tenha sido feito por uma beat tape ao invés de seu tão esperado primeiro álbum.

Felizmente, considerando que 'Candy II' e as faixas bônus de 'Here For Now' são seus últimos projetos, mantenho as expectativas para as suas próximas produções, que não devem demorar a chegar. 

Mas por enquanto, ficamos aqui com o que temos por agora (entendeu? Porque 'Here For Now'... Ah esquece). 

'Here For Now' e 'Candy II' já estão disponíveis em todas as plataformas.


Candy II (Visual Companion) | Interscope


'Here For Now' | Interscope

Postar um comentário

0 Comentários