Novo álbum em 2021, o salto para o sucesso, e a gratidão por estar vivo: Confira nossa entrevista com SHAED!

SHAED | Créditos: Screenshot "No Other Way"


SHAED. Um trio americano composto por Chelsea Lee (nos vocais), e os irmãos gêmeos Max e Spencer Ernst (que se revezam tocando vários instrumentos).

O grupo se originou de uma dupla com tendências acústicas, chamada The Walking Sticks. Tudo mudou quando, em meados de 2013, os membros do The Walking Sticks compraram um teclado em uma venda de garagem, e uma amiga de longa data se juntou oficialmente ao duo, transformando-o num trio.

Desde então, eles mudaram seu nome para SHAED, saíram do folk para o dream-pop, e lançaram em 2016, seu primeiro EP, chamado “Just Wanna See”; conforme eles nos contam, em recente entrevista cedida ao Indieoclock: “Nós escrevemos um monte de músicas juntos, as quais nos sentíamos muito confiantes sobre, e assim  lançamos nosso primeiro EP.

Contudo, foi em seu segundo Extended Play, “Melt” (2018), que o trio foi catapultado ao sucesso, com o lançamento do primeiro single desse trabalho, “Trampoline”. Ao longo dos anos, a música já foi ouvida mais de 87 milhões de vezes, e usada até mesmo em comerciais de TV. Um ano depois de ser lançada, a faixa foi remixada com uma participação vocal ilustre: a do ex-integrante do grupo One Direction, Zayn Malik. A nova versão de "Trampoline" fez o single pular para o topo das paradas musicais mais uma vez.

 
 

A música, que fez o nome SHAED ser conhecido no mundo inteiro, mostra um personagem principal narrando um sonho inusitado. O trio afirmou em uma entrevista para Genius, que a música foi inspirada em vários fragmentos de memória e lembranças que os membros do grupo carregavam consigo, de sua infância e adolescência.

Recentemente, o grupo lançou dois novos singlesNo Other Way” e “Once Upon A Time”. As faixas farão parte do álbum de estreia da banda. Mas, depois de um single tão bem-sucedido e querido quanto "Trampoline", será que o trio sentiu a pressão de criar algo igualmente bom?

"Quando começamos a compôr, houve muita pressão para criar uma próxima faixa que fosse boa" eles explicam. 

Entretanto, o fato de morarem juntos parece ter colaborado para que se desprendessem das expectativas e continuassem com uma abordagem mais orgânica no seu processo de composição: “Um pouco dessa pressão sumiu quando percebemos que "Trampoline" foi escrita em nosso estúdio caseiro, com apenas nós três, nos divertindo, e nos sentindo confortáveis uns com os outros. Escrevemos “No Other Way” de uma maneira muito semelhante – na sala de estar dos pais da Chelsea, passando tempo juntos, apenas fazendo o que mais amamos.


No Other Way” é uma faixa poderosa, com um ritmo bastante influenciado pela sonoridade do fim dos anos 80, que transmite a mensagem de que “embora as coisas possam ser difíceis e às vezes opressoras, ainda podemos abraçar esses sentimentos e ser gratos por estarmos vivos”, conforme nos conta a banda. 

O vídeo complementa bem essa mensagem, mostrando SHAED enfrentando forças imparáveis: um deserto avassalador, a selva chuvosa, o frio da tundra, entre outras. Eles esperam que a dificuldade mostrada no clipe, em enfrentar condições climáticas severas, sirva para inspirar os fãs a manter a aproveitar o momento presente, mesmo quando se está em tempos tão difíceis.

E se você gosta de dançar, arrasta a cadeira pro lado, coloca "No Other Way" no volume máximo, e crie sua própria coreografia: “Encorajamos as pessoas a fazerem seus melhores passos de dança ao ouvir esta música, especialmente no meio de um dia estressante!".

Apesar de 2021 ter começado e estarmos em um novo ano, a pandemia da COVID-19 continua sendo um aspecto bastante presente tanto na vida dos fãs, como na dos artistas norte-americanos. Eles contam que tem lido bastante, aprendido a cozinhar (principalmente comida tailandesa), e dado os toques finais em seu álbum de estreia durante este período.

Normalmente, ninguém gosta de spoilers, mas isso não se aplica a música, não é mesmo? Por isso, o Indieoclock não podia deixar de perguntar detalhes sobre o que vem por aí: “[O álbum] já tem nome mas é surpresa! Podemos dizer que será lançado na primavera de 2021!”, o que para nós, do Hemisfério Sul, significa no Outono.

 
 

Tudo bem SHAED, mas e o som? Como vai ser? 

Esse álbum será uma verdadeira representação nossa e da montanha-russa emocional que temos experimentado (e continuamos experimentando) nesta pandemia. Também incorporamos uma orquestra de cordas em quase todas as músicas, o que sempre foi um sonho nosso. Ele será fortemente inclinado para o gênero alternativo, mas cada música tem o nosso som único. Estamos muito animados para compartilhar essas músicas novas com vocês!

Em março de 2020, a banda estava pronta para fazer uma turnê pela Europa por alguns meses, mas tudo foi cancelado por causa do Coronavírus. Desde então, seus únicos “shows” foram feitos via Zoom e Skype. Com o lançamento do novo álbum, que segundo rumores sai em Abril deste ano, a banda afirma que “Não importa onde tocarmos, estamos muito ansiosos para voltar para a estrada e tocar para os fãs pessoalmente! Estamos curiosos para ver como será o futuro da música ao vivo e das turnês.

Enquanto a pandemia continua e o desejo da banda ainda não tem data para se tornar realidade, eles aproveitam para deixar um recado para os fãs: “Queremos que os fãs saibam que estamos com eles! Esperamos que nossa música lhes dê alguma alegria nestes tempos sombrios.

 

────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────
Pauta, entrevista e tradução: Andressa Gonçalves

Postar um comentário

0 Comentários