Álbum Review: Veja todos os detalhes do "Future Nostalgia", novo álbum de Dua Lipa

Capa para o "Future Nostalgia", segundo álbum de Dua Lipa

Por: Igor Ferreira

Na madrugada desta sexta feira (27), Dua Lipa lançou o "Future Nostalgia", seu segundo álbum de estúdio.


Confira a tracklist completa de "Future Nostalgia":



01. Future Nostalgia  
02. Don’t Start Now 
03. Cool 
04. Physical 
05. Levitating 
06. Pretty Please 
07. Hallucinate  
08. Love Again 
09. Break My Heart 
10. Good In Bed 
11. Boys Will Be Boys




Dua Lipa | Foto Divulgação 



Com singles como "Physical", "Don't Start Now" e "Break My Heart", o álbum possui várias referências aos anos 80. A indieoclock preparou uma review completa do "Future Nostalgia", confira: 




01 - Future Nostalgia




Além de ser a faixa título, nos primeiros segundos já fica nítida a vibe oitentista, mostrando que não havia faixa melhor para introduzir o álbum.


"Fui ao estúdio para escrever com Jeff Bhasker e me sentia pronta para fazer algo realmente ousado. Eu disse a ele que o nome do álbum seria Future Nostalgia, e ele tinha acabado de pegar os instrumentos e começou a tocar todos esses sons loucos e diferentes. Foi um momento de se divertir e não se levar muito a sério. E também, para mim, um sentimento de empoderamento e ousadia. Quando fiz o verso 'Sei que você não estava acostumado com uma fêmea alfa', não quis dizer que eu fui a primeira. A letra é sobre os ombros das gigantes em que me apoiei e o fato de ter sido inspirada por fêmeas alfas que me mostraram que podemos fazer. A música parece perfeita para abrir o álbum por causa dessa coragem" – Comentou Dua Lipa em uma entrevista para a Apple Music

"Future Nostalgia" foi lançado no dia 13 de dezembro de 2019 como primeiro single promocional do álbum.





02 - Don't Start Now



Lançado em novembro de 2019, "Don't Start Now" foi o primeiro single oficial do "Future Nostalgia". A faixa  alcançou a segunda posição da Billboard Hot 100 e foi super aclamada pela mídia especializada.


" É uma música perfeita de fim de relacionamento, sobre quando você finalmente esquece alguém e essa pessoa volta rastejando, exatamente quando você quer seguir em frente. É um posicionamento poderoso sobre ser mais forte do que você pensa."


A faixa também recebeu o certificado de platina nos EUA, estando presente no top 200 no ITunes, de mais de 50 países.




03 - Cool




Nesta parte o álbum traz uma sonoridade mais suave, se comparado às duas faixas anteriores. A música teve a cantora Tove Lo como uma das co-compositoras. Os arranjos da música levam o ouvinte direto ao conceito "Nostalgia Anos 80" e poderia ser facilmente incluída na trilha sonora da série Stranger Things.


"O meu A&R tocou essa música para mim há dois anos e eu instantaneamente odiei. Eu falei, tipo, 'Por favor, nunca mais toque isso de novo para mim'. Mas um ano depois, quando eu estava escrevendo, ele se sentou comigo e disse: 'Eu tenho algo para tocar para você. E ele tocou só o instrumental e eu falei, tipo, 'Na verdade, isso é realmente muito bom sem letra'. Fui ao estúdio com Tove Lo e me diverti explorando. A música tem algumas influências de Prince e pedia um alcance da minha voz que eu não havia tentado. 



04 - Physical




Lançado em janeiro de 2020, "Physical" atingiu a marca de 64 milhões de exibições com o clipe oficial e ainda rendeu um vídeo de exercícios bem ao estilo anos 80.




"Quando esta música rolar, quero que as pessoas pensem: 'OK, estamos tomando shots'. É quando a festa fica realmente animada. Mas eu estava nervosa com esta música; eu pensei que poderia ser um pouco 'ame ou odeie, porque é tão implacável e pra cima e direta, e a ponte aumenta isso ainda mais. Eu não esperava que as pessoas ficassem tão loucas assim por ela, por isso estou muito agradecida pela resposta. Em relação à letra, usei termos como 'diamond rich', que me parecem bastante nostálgicos, mas adicionei mais diversão para garantir que ficasse atual. É um tipo de música sem premeditação, que às vezes tem uma vibe Eurythmics."



05 - Levitating




A faixa "Levitating"  foi escrita e produzida por Sarah Hudson e Stuart Price, que também participou da produção do álbum "Confessions" da Madonna. Rumores dizem que Katy Perry fez parte da composição, mas a notícia é falsa.


"É a sensação de quando o amor faz você se sentir levitando. É de outro mundo. As coisas ficam bem Daft Punk aqui, mas é divertido, e a ponte é quase como a minha versão britânica do rap do Blondie. Eu achava que precisava transmitir meu lado britânico também neste álbum, porque às vezes as pessoas realmente não sabem de onde eu sou."


Dua Lipa ainda comentou que se fizer um clipe para esta música, Mike Myers precisa estar nele. 




06 - Pretty Please



Este é o momento em que o ouvinte para um pouco para respirar. Apesar de seguir o padrão disco music do álbum o instrumental é bem mais suave. "Pretty Please" foi produzida por Ian Kirkpatrick, mesmo produtor da canção “New Rules”.


"A música é sobre prometer a alguém - ou a si mesma - que você ficará de boa nos estágios iniciais do relacionamento, mas depois perceberá que 'Sim, essa não sou eu'. A letra que abre é ‘Em algum lugar no meio / eu acho que menti um pouco’. Isso meio que resume tudo."




07 - Hallucinate



A faixa traz o ouvinte de volta ao conceito dance music dos anos 80, despertado nas primeiras faixas do álbum. O instrumental marcante soa como uma vibe Madonna nos anos 80.

"Esta é bem diferente das outras músicas do álbum, que estão ligadas entre si. Mas eu só queria que ela fosse tipo uma faixa divertida de dance dos anos 90. Parecia tão libertador. Esta é a minha música de festival. Sempre que faço músicas, imagino como elas seriam se eu as tocasse em Glastonbury. Eu sabia que não podia tocar em um festival sem esta música."




08 -  Love Again




Com um sample de "Your Woman" do White Town, o instrumental da faixa é composta por marcantes arranjos de violino. Dua Lipa diz que a música é sobre ter esperança de se apaixonar de novo:


"Um relacionamento não deu certo comigo, e escrevi esta música quando senti que não havia luz. Era uma música para mim, para me dar um pouco de carinho, e era sobre ter esperança de que eu me apaixonaria novamente. Nós já tínhamos umas cordas bonitas, então [o produtor e compositor de Miami] Clarence Coffee Jr. teve a ideia genial de adicionar um sample de 'Your Woman', do White Town. Isso realmente deu à música o impulso necessário, porque definitivamente precisamos de um elemento mais dance. Eu a compus em um momento difícil, mas às vezes as músicas o ajudam a sair de determinadas situações. É como uma terapia barata, e acho que esta é minha música preferida do álbum."



09 - Break My Heart



Considerada uma das melhores faixas, "Break My Heart" foi divulgada no dia 25 de março de 2020 e foi o último single a ser lançado antes do lançamento oficial do álbum. A música possui um sample de "Need You Tonight", um hit do INXS que marcou os anos 80.


"É sobre finalmente estar num lugar feliz e saber que essa nova pessoa é incrível. Mas, então pensa: 'Nada mais se compara a isso, e se isso acabar e partir meu coração?'. É sobre estar com medo de ser feliz demais, tipo quando seu dia está indo muito bem, e você pensa, 'Qual é a única coisa que pode estragar tudo?'. Sou uma romântica assumida e sempre me pergunto: 'Como vou proteger isso?'. Mas ela também assume uma posição doce e vulnerável, porque você também vê o quanto se importa. O fato de as pessoas com quem eu escrevi esta música conhecerem o meu namorado facilitou, o que me ajudou a ser realmente aberta."




10 - Good In Bed


Como já revela o título, a música fala sobre um relacionamento onde só o sexo é bom, sendo a única coisa que mantém as duas pessoas juntas.


"Foi muito divertido fazer uma música como esta e ficar tão desencanada e aberta. Esses relacionamentos nunca duram; é uma história que serve de lição."


Dua Lipa não comentou se há alguma inspiração, mas o instrumental "colorido" de Good In Bed traz uma sonoridade que lembra bastante o álbum "Alright, Still" da cantora Lily Allen.




11 - Boys Will Be Boys


A faixa encerra o álbum trazendo um empoderamento feminino. Dua Lipa quis que a música fosse capaz de abrir debates, mostrando também solidariedade com as outras garotas.

"Eu estava no estúdio com a equipe com a qual compus 'Physical' e estava conversando sobre como era descer do ônibus da escola e voltar para casa, sabendo que haveria garotos de bicicleta na vizinhança, e que eu ficaria assustada pra ca**lho se eles fizessem 'fiu-fiu' ou me seguissem até a minha casa ou o que quer que fosse. Para as meninas da escola, sempre havia o medo de tentar chegar em casa antes que escurecesse. Não acredito que eu tinha que colocar as chaves entre os dedos, como Wolverine, caso alguém dissesse alguma coisa ou tentasse me perseguir ou me atacar. É uma loucura que tenhamos que pensar nessas coisas e não nos sintamos seguras para fazer uma caminhada de três minutos do ponto de ônibus até o seu apartamento, e acho que talvez nós não educamos os meninos o suficiente para eles entenderem como é ser uma garota. Eu só quero que esta música comece o debate. Eu também quero que ela abra um pouco os olhos das pessoas. Não é uma música que ofende ou acusa ninguém. Para qualquer jovem fã ou ouvinte, é algo que talvez eles perguntem à irmã ou ao irmão mais velho e tentem entender por que eu decidi colocar isso em uma música. Esta música é um elemento completamente diferente, mas em termos de letra foi muito importante para mim tê-la no disco."




Dua Lipa | Foto Divulgação


O segundo álbum de Dua Lipa estreou com média 97 no site Metacritic,  sendo duas notas 100, uma 90 e duas 80. Em apenas 12 horas de lançamento, o álbum passou de 1 bilhão de streams.


Através do "Future Nostalgia", Dua Lipa traz uma poderosa conexão entre passado, presente e futuro, com sonoridades maravilhosas, arranjos impecáveis e com composições que com certeza irão fazer parte da história do cenário musical pop.




Dua Lipa | Foto Divulgação



Ouça "Future Nostalgia", segundo álbum de Dua Lipa, já disponivel em todas as plataformas online.  


Postar um comentário

0 Comentários