Álbum Review: 5 Seconds Of Summer lança aguardado disco Calm



Por: Tati Teixeira

O grupo Australiano 5 Seconds Of Summer acaba de lançar seu novo e quarto disco, Calm, ele é o sucessor de Youngblood, último trabalho da banda que foi lançado em 2018.

Mesmo sem dar um longo espaço entre um disco e outro, Calm era muito aguardado pelos fãs da banda, isso porque alguns singles vinham sendo divulgados desde o ano passado e todos eles eram ótimos, foram lançados em 2019 Teeth , Easier que tiveram grande sucesso no ano passado, e em 2020 eles mandaram Old Me, No Shame e ontem Wildflower.

Os cinco singles escolhidos para antes do lançamento dão uma visão do que seria o novo disco, com sonoridade parecida ao Yungblood, porém com letras mais maduras e sonoridade ainda mais próxima do alternativo, tem músicas para todos os gostos dentro de Calm, e principalmente para que já é próximo a banda.


Sobre o novo álbum, Luke Hemmings, vocalista do grupo disse:  "Para uma banda, chegar a quatro álbuns não é uma tarefa fácil. Fico feliz em fazer parte do 5 Seconds of Summer, pois nos reinventamos e estamos constantemente elevando nossas composições para termos um resultado de músicas que nos deixam muito orgulhosos. "C A L M" fala da jornada de um jovem, seja para melhor ou para pior. Somos todos humanos e cometemos erros. Às vezes, machucamos aqueles que amamos e, inevitavelmente, a nós mesmos no processo. "C A L M" deixa a banda em um estado de espírito muito mais feliz, unida e calma para continuar fazendo mais álbuns nos próximos anos"


O que Luke diz é realmente verdade, para um jovem que escuta o disco a sensação é de conforto, cada faixa aborda um tema diferente da vida cotidiana que qualquer ser humano passa ao longo das fases, é um disco sobre o processo de evolução que mostra uma banda em evolução com pessoas que são membros desse grupo também em evolução, é um trabalho genuinamente verdadeiro. Há muita conexão com a vida pessoal e aprendizado dos próprios membros.

Em uma passagem pelo Brasil em 2018 a banda deixou claro, já naquela época, que Calm traria muitos aspectos da vida deles, até mesmo das respectivas infâncias, Old Me fala muito sobre essas lembranças e notalgias e além disso, seu Lyric vídeo mostra diferentes fases da vida dos meninos. 












O novo projeto tem 12 músicas e já para abrir o disco o grupo escolheu a alternativa, cheia de batidas e vocais , com direito a coral, Red Desert, uma mistura sonora ousada para mostrar que Calm é o trabalho mais adulto da banda até agora, que eles querem mesmo experimentar novas sonoridades e que não estão de brincadeira no novo projeto.

Na sequência de Red Desert vem a série de hits já conhecidas do álbum, No Shame, Old Me, Easier, Teeth e a recém lançada WildFlower., todas as faixas são fortes para carregarem o disco nas costas, mas não precisam , porque o projeto de um modo geral é bom, e cada faixa tem sua importância para o conjunto.

Para mostrar que a sequência que faz a gente refletir e sentir nostalgia não acaba em Wildflower vem a mais lenta e emotiva Best Years, acalma um pouco depois da sequência energética de singles, mas agita os sentimentos dentro de quem está ouvindo.

Calm é o nome do disco em homenagem aos fãs, que sempre chamaram a banda assim, já que o nome de seus integrantes são Luke, Calum, Asthon e Michael, coincidentemente a palavra veio a calhar, em um momento em que ela nunca fez tanto sentido para o mundo. Inclusive, Luke em entrevista fez questão de relembrar que esse disco é um presente aos fãs.

Not In The Same Way é para quem quer entender bem a transição da banda em termos de sonoridade, um misto de muitos elementos que permitem que vejamos o lado pop eletrônico da banda atual. Definitivamente, 5 SOS mostra que cresceu junto com seu público.

Lover of Mine vem na sequência com bastante violão, um pouco mais lenta, perfeita para relaxar. Thing Withe Lies é a próxima faixa, ainda na vibe relax, mas agitada em seu refrão e ótima para ser um hit, já que sua melodia e letra são bem fáceis de decorar, o que aliás é um ponto forte, antigo, do 5 Seconds Os Summer e nesse álbum não foi diferente, músicas fáceis e gostosas de ouvir e cantar, por isso são hitmakers.



Lonely Heart vem em seguida e é extremamente boa, lembra bastante o 5 Seconds Of Summer de sempre, mas com aquela pitada de amadurecimento, perfeita para mostrar que apesar do crescimento a essência dos garotos ainda está ali. Para fechar o disco a tranquila e pop High.

A palavra que define Calm é amadurecimento, pelo seu próprio conceito e pela fase da banda, um álbum que veio a calhar em momentos onde os psicológicos, mundiais, estão extremamente abalados, um projeto que fala sobre a vida, até a fase em que cabe aos meninos entender (jovens adultos), o futuro incerto, os corações partidos, as decepções consigo mesmo e com os outros, amizade, uniões, orgulho, força e o que precisamos para passar por tudo isso, muita reflexão e calma.



Um disco para colocar, ouvir inteiro e por aproximadamente 1 hora esquecer todo o resto que está acontecendo em volta e refletir sobre nossas vidas, o que já passamos e ter menos ansiedade para o que está por vir, afinal olha para  o Velho Eu (Old Me) e tudo que ele já passou. De fato um presente aos fãs, um lançamento que não foi o idealizado pela banda, mas que aconteceu e trouxe satisfação ao público.

Para não deixar passar em branco e longe dos fãs o lançamento.Na madrugada desta sexta-feira (27), horário de Brasília, eles promoveram uma "listening party" através de uma live no Instagram para que todos os fãs ouvissem, em primeira mão e junto com a banda, o novo disco.  



Para divulgar o novo compilado, o 5 Seconds of Summer fez uma parceria inédita com o aplicativo "Calm", referência quando o assunto é dormir, meditar e relaxar. Conhecido por trazer exercícios de meditação e respiração, além de outras atividades relaxantes, o app vai ganhar quatro faixas remixes retiradas do novo álbum do grupo. Cada remix foi, cuidadosamente, elaborado por um integrante da banda, junto com o remixer/produtor Matt Pauling.


Vem relaxar e refletir como delicioso Calm na Deezer:
















Postar um comentário

0 Comentários