Coldplay lança dois singles e revela detalhes sobre novo álbum em entrevista! Confira:

Coldplay | Foto: Divulgação

O Coldplay está de volta pra valer! O grupo britânico anunciou há algumas semanas que vai lançar um novo álbum, chamado "Everyday Life", e lançou hoje  duas faixas dele. Chegando ao público quase 4 anos após o seu antecessor, "A Head Full Of Dreams" (2015), o novo disco da banda será lançado em duas partes, chamadas respectivamente "Sunset" e "Sunrise".

A primeira parte será liberada no dia 22 de novembro, e a segunda, em 2020. Ontem (23/10), jornais do mundo todo divulgaram a tracklist oficial do álbum, na área dos classificados. O primeiro foi encontrado em um jornal do Reino Unido:

Church, Trouble in Town, BrokEn, Daddy, WOTW/POTP, Arabesque e When I Need A Friend farão parte do "Sunrise".
Guns, Orphans, Èkó, Cry Cry Cry, Old Friends,  بني ادم, Champion Of The World e Everyday Life farão parte do "Sunset".

A ideia dos anúncios foi supostamente dada por Jonny Buckland, guitarrista do Coldplay, que afirmou em um tweet já ter trabalhado na parte dos classificados de um jornal e "não ter sido muito bom no trabalho". Aqui no Brasil, a divulgação inusitada também foi encontrada, no Segundo Caderno, do jornal "O Globo". Um fator que chamou a atenção é a canção "بني ادم", cujo nome significa "Filhos de Adão", expressão árabe usada para se referir aos seres humanos. 

Nesse meio tempo, a banda também atualizou seu site, com uma contagem regressiva que terminou hoje, 24/10, ás 15h30 (horário de Brasília). Ela se referia ao lançamento de dois singles inéditos: "Arabesque" (que fará parte do "Sunrise") e "Orphans" (faixa do "Sunset").


O lançamento foi feito por meio da rádio inglesa BBC, no programa Radio 1's Future Sounds with Annie Mac. Além das músicas, a apresentadora Annie Mac também bateu um papo exclusivo com Chris Martin, onde ele revelou que não esperava fazer entrevistas sobre este álbum, mas que Annie o persuadiu.

Quando perguntado sobre quando ele começou a pensar em fazer novas músicas, o vocalista do Coldplay respondeu que está sempre pensando em fazer novas músicas, mas que o nome "Everyday Life" já existia há aproximadamente 10 anos.

Ele disse também que o álbum é uma espécie de reação da banda ao "mar de negatividade" que está presente no mundo. "Existem muitos problemas, mas existe também tanta positividade e vida boa em todos os lugares. É uma maneira de dar sentido às coisas" - completou Chris.

O cantor também comentou que neste álbum, eles se sentiram mais livres para falar o que quisessem e que as músicas são sobre coisas da vida pessoal da banda, coisas que eles observaram, e sobre tentar ser mais empático com situações que outras pessoas estão enfrentando.


Sobre os singles, já disponíveis nas principais plataformas digitais, podemos dizer que os rumores de que eles teriam um ritmo mais experimental estavam corretos.

"Orphans" tem um ritmo que lembra um pouco o da faixa "Adventure Of A Lifetime". A melodia é animada, guiada por um baixo e guitarra bem pronunciados e em sintonia. Sua finalização é interessante, com todos os instrumentos parando de uma vez, trazendo o silêncio total e dando uma impressão de vazio aonde antes havia tantos sons ricos.

Segundo Chris, a música surgiu de última hora. Durante a mixagem do álbum, ele ouviu um pequeno trecho de um minuto que inspirou a criação da faixa e eles resolveram gravá-la, faltando dois dias para finalizar a edição do álbum.

Já "Arabesque" começa em um clima bem urbano, trazendo o ouvinte para a rua. Chris Martin contou que ela começou a ser feita na época em que ele foi "expulso" do Coldplay por algumas semanas, o que aconteceu há mais ou menos 10 anos.

Durante esse tempo, ele recebeu um sample curto, criado pelos outros membros da banda, e disse que não sabia o que fazer com ele. Recentemente, ele resolveu tentar trabalhar naquele sample novamente e ele acabou se tornou a melodia do saxofone que ouvimos "Arabesque". Sobre os trechos cantados em francês, Martin revela que convidou o cantor belga Stromae para cantar com ele. Depois de ouvir o álbum mais recente do cantor "Racine Carrée" e se encantar com o trabalho dele, o vocalista do Coldplay diz que entrou em contato com Stromae, eles se tornaram amigos, e o convite foi feito e aceito.

"Arabesque" tem uma sonoridade bem marcada pelos instrumentos de sopro, tendo um saxofone ditando o ritmo da música. A voz de Chris também parece experimentar com alguns efeitos diferentes e os vocais de Stromae complementam  o clima futurista da música.


Se pudermos tirar conclusões sobre "Sunrise" e "Sunset" a partir de seus respectivos singles lançados hoje, fica claro que "Everyday Life" será uma era inesquecível e memorável na história do Coldplay. As duas músicas têm um ritmo experimental e meio futurista que são completamente cativantes.

O álbum, como um todo, aparentemente será composto de sons bem cheios, com instrumentais mais longos, compostos de elementos inusitados e até então não muito utilizados pelo Coldplay, como instrumentos de sopro.

E você, o que achou do início dessa nova era do Coldplay? Comenta com a gente nas redes sociais!

Postar um comentário

0 Comentários