Mais Humano, o pop eletrônico e moderno do Vitrolab

 

Crédito: Silvonei Filho

Conjunto de canções têm forte apelo imagético, que apresenta uma Bahia solar, sensual e poética

Urbano, expansivo, mas ao mesmo tempo minimalista e naturalista, estas são expressões e conceitos que contornam Mais Humano, o disco de estreia do duo baiano Vitrolab, formado pelos irmãos Guga (voz e guitarra) e Marcelo Barbosa (voz e programações).

Mais Humano é um registro com uma potente carga autoral de 10 faixas que misturam ritmos afrobaianos (pagode e ijexá) e latinos, como ragga e dance hall.

Ouça Mais Humano aqui: https://rebrand.ly/Vitrolab_MaisHumano.


O conjunto de canções ainda têm forte apelo imagético, com uma estética pop eletrônica e moderna que apresenta uma Bahia solar e urbana, quente e opressiva, sensual e poética.

São influências do trabalho, além da sempre moderna Tropicália, movimentos como o Manguebeat e nomes da música baiana atual, como BaianaSystem, Attooxxa, Afrocidade, além de artistas latinos como Manu Chao e Orishas.

O álbum, contam os irmãos, é fruto de oito anos de estrada e que amadureceu no período de isolamento social, traduzindo musicalmente os sentimentos e aprendizados dos novos tempos.

Neste período de imersão na música, Guga e Marcelo experimentaram bastante nos campos rítmicos surgidos e tocados na Bahia e suas inúmeras possibilidades estéticas e de diálogo com a música internacional, sobretudo a oriunda da diáspora africana.

Essas possibilidades sonoras foram exploradas inicialmente nos palcos e, durante a pandemia, transmutadas para os computadores e sintetizadores analógicos, onde o som encontrou seus caminhos e o disco foi tomando forma.

A forte tradição percussiva da música baiana foi explorada aqui de maneira subliminar e eletrônica, muitas vezes com sintetizadores ou instrumentos de corda (como a guitarra elétrica) tocando claves percussivas.

Produção

O álbum foi integralmente composto, arranjado e produzido pelos irmãos Guga/Marcelo, com co-produção e finalização do renomado produtor baiano André T (Estúdio T). Em parceria com irmãos, os poetas Edmundo Carôso e Dino Correia assinam composições do trabalho.

Mais sobre o Vitrolab: www.instagram.com/vitrolab_

Postar um comentário

0 Comentários