Johnny Hooker dá show de resistência e energia no Sesc Pinheiros

fotos e texto: Larissa Catharine Oliveira
Nessa sexta-feira (22), o Sesc Pinheiros recebeu Johnny Hooker para uma apresentação com todos os ingressos - para 2 dias de apresentações - esgotados em menos de 15 minutos. 
Apesar das fortes chuvas por toda a cidade e dificuldades no trânsito, o belíssimo Teatro Paulo Autran, com capacidade para pouco mais de mil pessoas, estava cheio em todos os seus setores. 

A apresentação começou pouco depois das 21h, iniciando-se com a intro do álbum Coração. As cortinas se abrem e mostram a capa do disco no telão, mas Johnny só entra no palco com o início de Touro, faixa que abre o álbum e também seus shows nessa turnê. É uma música que parece ainda mais urgente para seu público, um hino de resistência contra os males da vida, e ele recebe a primeira salva de palmas da noite. Mantendo a energia poderosa, o show prossegue com Alma Sebosa, grande sucesso de seu primeiro álbum.

Antes de começar a terceira música, Johnny abre mão das formalidades de um teatro com assentos marcados. "Vamos animar isso aí, p*rra!". Essa é a deixa que seus fãs já conhecem e aguardam. As pessoas se levantam, muitos saem de seus lugares e ficam colados ao palco, como o cantor gosta. A energia da plateia muda, como se estivessem esperando autorização para aproveitar completamente o espetáculo, que tem seu primeiro pico em Corpo Fechado

Sem dar trégua no ritmo, Johnny prossegue com Chega de Lágrimas, anunciando o tom pré-carnaval da apresentação. Antes de cantar Caetano Veloso, música em homenagem ao seu ídolo, o cantor pernambucano fala de esperança e brada "Viva o Nordeste!"
Voltando-se pela primeira vez na noite para suas baladas, ele inicia uma sequência de faixas aclamadas de seu primeiro álbum: primeiro hipnotiza o público com Volta, que conta com cenas do filme Tatuagem no telão. Em seguida, a faixa-título Eu Vou Fazer Uma Macumba Pra Te Amarrar, Maldito! é cantada intensamente pelo público. Até que ele se senta de costas para a plateia e inicia Você Ainda Pensa? em tom confessional, para depois assumir sua postura feroz de semideus que escarnece do antigo amor. Ao final da faixa, em pé na cadeira, ele é ovacionado longamente pelo público. 
Ele começa a cantar Amor Marginal, e é na metade dessa música que seu convidado especial entra no palco. Jaloo canta a segunda parte da música parecendo, a princípio, tímido diante da energia intimidadora que a faixa carrega. Ambos terminam a faixa juntos e as luzes da plateia são acesas, revelando o público que o recebia tão calorosamente. 

É a vez de Jaloo cantar faixas de sua discografia, e ele escolhe o primeiro single de seu novo álbum, Say Goodbye. Quando começa a cantar, é acompanhado pelo público e se surpreende. "Vocês sabem a letra?", e é respondido com um coro ainda mais intenso. Johnny fica na meia-luz num primeiro momento, mas interage com Jaloo com sutileza, toques e olhares de cumplicidade durante a música, que termina com um selinho dos cantores.

Em Céu Azul, a parceria das vozes é perfeita e ambos anunciam uma convidada surpresa muito especial: Mc Tha, que colabora com Jaloo na faixa. Ela é recebida com muito entusiasmo, e o trio termina abraçado, ressoando a mensagem poderosa da letra.
Os convidados se despedem, e Hooker anuncia sua homenagem ao cantor David Bowie com Poeira de Estrelas, música que pede proteção ao lendário cantor britânico.

O ritmo volta a acelerar com Manteiga de Garrafa. Antes de prosseguir com Boato, o cantor homenageia as mulheres, falando de sua baixista. "Viva o rolê das mulheres sapatão!", grita. Na faixa, o eu-lírio é uma mulher homossexual. E num último momento de pura folia, ele canta Escandalizar e Desbunde Geral, frevos maravilhosos de sua discografia.

A banda se despede, mas o público já sabe que não é o fim. A plateia demanda. "Flutua, Flutua!". E ele retorna com o maravilhoso single do álbum Coração, uma música de resistência para toda a comunidade LGBTQ+ que ele representa tão bem. Sem camisa, ele pega as mãos da plateia e nos enche de esperança.

O espetáculo foi de lavar a alma. A organização e atendimento impecável do Sesc Pinheiros e o show incrível fizeram dessa noite um dia memorável.

O cantor realiza mais um show hoje (24), também com ingressos esgotados.

Setlist
Touro
Alma Sebosa
Corpo Fechado
Chega de Lágrimas 
Caetano Veloso 
Volta
Eu Vou Fazer Uma Macumba Pra te Amarrar, Maldito
Você Ainda Pensa?
Amor Marginal part. Jaloo
Say Goodbye part. Jaloo
Ceu Azul part. Jaloo e MC Tha
Poeira de Estrelas
Manteiga de Garrafa 
Boato
Escandalizar/Desbunde Geral

Flutua

Postar um comentário

0 Comentários