Três novos títulos completam a série de lançamentos de David Bowie

Por:Tati Teixeira

Pela primeira vez, as versões remasterizadas de “Heroes”, “Hunky Dori” e “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” chegam às lojas físicas.


Bem recebido pelos críticos e nomeado “Melhor Álbum do Ano” pelo NME, “Heroes”, 12° projeto da carreira do artista mantém a faixa-título como uma das músicas mais conhecidas e aclamadas da carreira de Bowie. O projeto foi responsável por consagrar não apenas a nova fase da carreira do compositor, mas, também por eternizar um dos principais nomes da pop do século passado, forjando parâmetros que ajudaram a moldar o gênero neste século. O álbum, mostra o processo de amadurecimento e um compositor seguro de si e disposto a correr riscos.
Bem antes deste lançamento, quarto álbum de estúdio do britânico, “Hunky Dory”, gravado no verão de 1971 e lançado em dezembro do mesmo ano, foi descrito por Stephen Thomas Erlewine, da Allmusic, como tendo “um arranjo caleidoscópico, de estilos pop, unidos somente pelo senso de visão de Bowie: uma vasta mistura cinemática de artes altas e baixas, sexualidade ambígua, cafonice e classe”.
Desde o lançamento, “Hunky Dory” recebeu aclamações e é visto até hoje como um dos melhores trabalhos do artista. O disco foi incluído na lista “100 Melhores Álbuns de Todos os Tempos” da revista Time, em janeiro de 2010.
Na sequência, Bowie entregou ao público “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”. Muitas vezes encurtado para “Ziggy Stardust”, o quinto álbum de estúdio do músico foi inspirada num rock star fictício chamado Ziggy Stardust, o “outro eu” de Bowie. O disco ficou na quinta posição das paradas do Reino Unido, e na posição 75 da Billboard Music Charts dos Estados Unidos.
Ziggt Stardust age como um mensageiro de seres extraterrestres e foi criado pelo músico em Nova York, enquanto promovia o ´”Hunky Dory”. Bowie chegou a interpretar o personagem fictício numa turnê que passou pelo Reino Unido, Japão e América do Norte. Tanto álbum, como personagem ficaram conhecidos pelas influências no glam rock e pelos temas, que tratavam da exploração sexual e da visão da vida.  

Em meio às discussões políticas, de uso de droga e orientação sexual, “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” explora as artificialidades do rock, por meio do rock star bissexual alienígena. Assim, foi por várias vezes considerado um dos maiores álbuns de todos os tempos.

Postar um comentário

0 Comentários